Uso de canudos de plásticos está proibido em bares, restaurantes e similares em Balsas/MA

Restaurantes, lanchonetes, bares e similares, barracas e vendedores ambulantes do município de Balsas estão obrigados a usarem e fornecerem a seus clientes somente canudos de papel, biodegradável e/ou reciclável, individualmente e hermeticamente embalados com material semelhante. A determinação está na lei municipal nº 1.496, de 16 de outubro 2019, sancionada pelo prefeito de Balsas, Erik Augusto Costa e Silva.

O projeto aprovado na Câmara de Vereadores é de autoria da vereadora Fransuíla Farias (PT) que justificou; “A presente proposição vem ao encontro da necessidade da preservação do meio ambiente. A ideia é contribuir para um meio ambiente ecologicamente equilibrado. Assim como as sacolas plásticas são extremamente nocivas ao meio ambiente, os canudos plásticos não biodegradáveis também causam malefícios a natureza”.

O descumprimento da lei acarretará várias penalidades, como: na primeira autuação, advertência e intimação para cessar a irregularidade. Reincidência, multas de 5 UFMs e novas reincidências dobra o valor da multa.