Sistema de Videomonitoramento, Escola Militar, INCRIM, IML serão instalados em Balsas

Uma comitiva formada por autoridades balsenses se reuniram em São Luís, capital do estado. Fizeram parte da comitiva o prefeito, Dr. Erik Augusto, o presidente da câmara, vereador Moisés Coelho, os vereadores: Gilson da Bacaba e o Sgto. Lusivaldo Lira. Os secretários municipais Daniel Grolli e Adriano Tito, além do secretário da Sagrima Márcio Honaiser.

As reuniões aconteceram na Secretaria de Estado de Infraestrutura, com o secretário Clayton Noleto e na Secretaria de Segurança do Estado e no Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS) com o Secretário de Estado Jefferson Portela.

Na pauta de reuniões: a implantação de uma Escola Militar no município. Cobrar agilidade no processo de instalação do Sistema de vídeo monitoramento em Balsas. A Implantação de uma unidade do Instituto Médico Legal (IML) e do Instituto de Criminalística (INCRIM) na cidade de Balsas.

A Implantação da Escola é uma reivindicação do Vereador Sgto. Lusivaldo Lira, tendo apresentado indicação na câmara de vereadores e junto ao Governo do Estado, tendo entregue nas mãos do próprio governador o documento de petição que foi encaminhado ao Secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão e ao Secretário de Segurança Pública do Maranhão, delegado Jefferson Portela.

O projeto de vídeo monitoramento que será implantado com recursos de emendas parlamentares dos deputados Alexandre Almeida e Stênio Rezende e contará com câmeras inteligentes que deverão ser instaladas em pontos estratégicos como as entradas da cidade.

Conforme o presidente da câmara, vereador Moisés Coelho, o IML e o INCRIM serão instalados na Escola Luís Rocha Júnior.

“A Instalação do IML e do INCRIM em Balsas será muito importante para resolver investigações de crimes em Balsas, importante para o trabalho da polícia civil”. com relação ao sistema de vídeo monitoramento, disse: “será uma ferramenta importantíssima no combate ao crime. Nas cidades onde foi implantada o sistema, foi reduzido em até 60% o índice de criminalidade”, ressaltou.

O vereador Sgto. Lusivaldo Lira disse que esse encontro que aconteceu em São Luís, havia sido definido para o inicio do mês de agosto. “Junto com o Prefeito Erik Augusto, o presidente Moisés Coelho, o secretário Márcio Honaiser e toda essa comitiva nos encontramos com secretários do governo para tornarmos esse sonho realidade. A Escola militar será referência no município em Educação”, ressaltou.

Obs: O Vereador Paulinho Massao fez a indicação nº 170, na 7a sessão dia 20/03/2017. Pediu a reutilização da Luís Rocha Junior e conseguiu reverter a mesma para o município pois ela havia sido doada para o SENAC. O vereador também conseguiu junto ao deputado Alexandre Almeida uma das emendas parlamentares para a implantação do vídeo monitoramento. (Nota corrigida ás 13:18 h, de 11/08/17)