Prefeitura faz prestação de contas em audiência pública na Câmara de Vereadores de Balsas

Na noite dessa segunda-feira (23), em sessão realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Balsas, ocorreu a prestação de contas da Prefeitura Municipal relativa às as receitas e despesas de recursos públicos do segundo quadrimestre (maio – agosto) de 2019. A audiência é realizada em cumprimento a determinação do artigo 9, parágrafo 4º, da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Destaque para aumento das receitas dos tributos municipais como IPTU, ISSQN e repasse de ICMS. O total de impostos e transferência arrecadados no quadrimestre foi de R$ 91.719.757,54. No primeiro quadrimestre o valor arrecadado foi de 45.696.967,44.

Confira o quadro de arrecadação

José Wilson Moura dos Santos, contador do município destacou os dados apresentados, os principais índices, como por exemplo a educação, onde foi aplico mais de R$ 16 milhões acima do que é exigido pela lei, a saúde com mais de R$ 11 milhões acima da exigência legal. “Todos os relatórios estão disponíveis no portal da transparência, onde demostra as receitas e despesas do município, a forma como vem sendo aplicados os recursos”Acesse aqui a prestação de contas do município.

O secretário municipal de educação, Márcio Rego, destacou os avanços na educação. “A prestação de conta do dinheiro público e dizer ao contribuinte onde está sendo investido o seu dinheiro que nosso caso é nas políticas educacionais. Demostramos o transporte escolar para garantir locomoção dos estudantes de suas casas até as escolas. As dificuldades nesse município tão extenso com 28 escolas na zona rural e uma deles está a mais de 350 Km da sede do município. A garantia da alimentação escolar para que possamos oportunizar os estudantes com alimentação saudável para ter um desenvolvimento bom. Garantia de colocar professores em sala de aula, reforma e construção de escolas, ação importante em função das altas temperaturas, com a climatização das escolas que hoje já temos mais de 60% das escolas da rede climatizadas”.

O município de Balsas ainda tem 3 escolas multiseriadas, são escolas que tem em média 10 alunos, nos povoados: Vargem Limpa, Mosquito e Riachinho.