Dia Internacional da Mulher é comemorado com entrega da Comenda Mulher nota 10 em Sessão Solene da Câmara

Dia Internacional da Mulher é comemorado com entrega da Comenda Mulher nota 10 em Sessão Solene da Câmara

Nesta quinta-feira, 8 de março, a Câmara Municipal de Vereadores realizou a Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A homenagem que ocorre a 14 anos tem objetivo de despertar nas mulheres os valores e direitos e para destacar as mulheres que sobressaem na sociedade balsense.

O presidente da Câmara Municipal, Vereador Moisés Coelho da Silva Neto, abriu a sessão com um discurso e pediu um minuto de silencio em protesto a todo tipo de violência que as mulheres brasileiras, e em especial as balsenses sofrem caladas e que ainda têm medo de denunciar. Em homenagem às mulheres, a presidência da sessão foi passada para a vice-presidente, vereadora Isaura Ferreira, que dividiu com as vereadoras Fernanda Zottis, Thalita Pavelich e Fransuíla Farias a condução da sessão solene.

Foram homenageadas 56 mulheres com a comenda Mulher Nota 10. Um reconhecimento público a mulheres que se destacam na sociedade balsense e foram indicadas pelos vereadores. Os parlamentares que utilizaram a tribuna defenderam a importância da mulher na sociedade e na política nacional e local. Foi destaque que uma participação feminina maior é justificada pela capacidade de contribuir para uma sociedade mais justa, mais livre e desenvolvida.

A Vereadora Thalyta Pavelich destacou que é primordial homenagear e valorizar as mulheres. “Infelizmente ainda há uma violência muito grande com as mulheres. Esse dia é para refletir, sobre o respeito, o tratamento que está sendo dispensado as mulheres. E a Câmara Municipal tem uma papel importante nessa luta. Vamos protocolar na Câmara de Vereadores um projeto de lei incentivando a não-violência contra as mulheres, onde vamos utilizar os espaços públicos para combater a violência, principalmente a doméstica”.

Maria Aparecida Ferreira Rocha, representou a Associação Mulheres em Ação de Balsas falou que o sentimento é melhor possível uma vez que, as mulheres já conquistaram muito. Mas disse que ainda há uma longa caminhada que terá que ser feita passo a passo. E com a adesão de mais mulheres e dos homens que se colocam ao lado da mulher, que a respeitam, vamos continuar avançando. O nosso movimento tem como tema em 2018 “Mulher e Política” e o lema “Liberdade”. Estamos trabalhando a ascensão da mulher na política e nos cargos de gerência. Buscamos também a igualdade de salários para cargos iguais. Então, há uma longa caminhada.

A Vereadora Fransuíla Farias, autora do projeto de lei que homenageia as mulheres,destacou que a sessão solene é uma justa homenagem relativa a importância do papel da mulher na sociedade. “A mulher que é mãe, filha, avó, esposa, companheira, trabalhadora…. e esta homenagem nós fazemos todos os anos e são muitas que se destacam por sua garra, coragem. Mulheres que fazem diferença na sociedade, que merecem receber essa comenda. Parabenizo todas as mulheres que ainda sofrem violência emocional, psicológica, física. E juntos vamos mudar essa realidade”.

Como parte das comemorações será promovido um passeio ciclístico promovido pela Associação Mulheres em Ação de Balsas que acontecerá pela 8ª vez neste sábado as 16h com saída da praça da Liberdade, no bairro Potosí. Na parada do passeio, que acontecerá na Av. Litorânea, haverá sorteio de brindes.

Após a solenidade, a câmara ofereceu um coquetel a todas as mulheres.

Confira fotos dos vereadores e homenageadas

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Skip to content