Atuação dos vereadores na 35ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Balsas, legislatura 2017

A 35ª Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Balsas, legislatura 2017, foi realizada nesta segunda-feira, 23 de outubro. Os vereadores apresentaram e aprovaram 30 indicações ao prefeito municipal, sendo:

Paulinho Massao – PROS: 02

Prof. Niltinho – PHS: 02

Prof. Nelson Ferreira – PROS: 03

Thalita Pavelich – PROS: 02

Moisés Coelho – PDT: 02

Allan Douglas – PDT: 02

Fransuila Farias – PT: 02

Amauri Carneiro – PSL: (ausência justificada, enviou as indicações) 02

Izânio Carvalho – PSL (Conjunta com o Vereador Painha): 02

Painha – DEM: 02

Graciliano Reis – PMN: 02

Isaura Ferreira – PRTB:01

Sgto. Lusivaldo Lira – PMB: 02

Tião Saraiva – PRB: (ausência justificada, enviou as indicações) 02

Paulo Júnior – DEM: 02

Os seguintes requerimentos:

Requerimento nº 033/2017 – CMB – de autoria da Vereadora Isaura Ferreira – Requer ao Prefeito Municipal, que seja viabilizado estudo no sentido de institui por meio de projeto de lei, o prêmio de incentivo ao cumprimento de metas da educação infantil e ensino fundamental, conforme minuta sugerida em anexo. Requer-se ainda com base no art. 74, inciso xii da lei orgânica municipal, seja esta parlamentar que a este subscreve informada das providencias adotadas para estudo do objeto requerido.

Requerimento nº 034/2017 – Autoria, Vereador Gilson da Bacaba – Requer a mesa diretora, que realize uma Sessão Solene em homenagem ao dia do Professor, com a presença de Professores, Diretores, Sindicatos, estudiosos e pessoas ligadas à educação em geral, para promover um momento de reflexão sobre a educação e a importância do papel desses profissionais.

Requerimento nº 035/2017 Autores – Presidente Moisés Coelho e Vereador Allan da Marissol – Requer a Mesa Diretora, que seja realizado audiência pública na Câmara municipal de Balsas com a Cemar (Companhia Energética do Maranhão) para tratar sobre o exorbitante aumento das contas de energia que tem trazido bastante insatisfação para a população.

Moção de aplauso n’026/2017 – CMB – autoria da Vereadora Thalyta Pavelich – Consigna votos de aplausos e reconhecimento a todos os evangélicos em comemoração ao seu dia, do município de Balsas. “A vereadora destacou o papel social que a Igreja presta a sociedade, trabalhando com jovens, adolescentes e a com a integração da família. E que segunda estatísticas 95% das pessoas envolvidas com a Igreja não dão trabalho a polícia, não se envolvem com drogas, violência e outros crimes”.

Os seguintes Projetos de Lei:

Projeto de Lei nº 063/2017- autoria, Vice-presidente, Isaura Ferreira, Dispõe sobre a forma de acondicionamento de ferro-velho, sucatas, materiais de construção, borracharias reutilizáveis e/ou recicláveis e afins nos locais que especifica, e dá outras providencias.

Projeto de Lei nº 061/2017- Autores – Vereador Izânio Carvalho e Painha – Cria o programa de intercâmbio educacional no âmbito da Secretaria Municipal de Educação e dá outras providências.

Os dois projetos de leis foram encaminhados para as comissões especiais da câmara e seguem o tramite legal.

Foram inscritos para uso da tribuna na 35 Sessão.

Erifran e Rhaoni – da Associação Cultural e Esportiva Koroné.

A Secretaria municipal de infraestrutura atendendo a um requerimento do vereador Gilson da Bacaba enviou representantes para prestara esclarecimentos a câmara de vereadores sobre a situação que se encontra a iluminação pública no município de Balsas, os valores arrecadados com a taxa pago por todas as residências (Unidades Consumidoras), reposição de lâmpadas queimadas em via pública e outros.

Fotos de Julimar Queiroz:

Redação: Emanuel Lemos