Geral


Vereadores fiscalizam recebimento de 17 toneladas de alimentos para merenda escolar

Na manhã desta segunda-feira (05), a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) recebeu 17 toneladas de alimentos destinados para merenda escolar. Estiveram presentes no ato os vereadores Sgto Lusivaldo Lira, Allan da Marissol, Tião Saraiva e Prof. Niltinho Pereira, que conferiram a quantidade e a qualidade dos alimentos ao lado do prefeito, Dr. Erik Augusto, e do secretário de educação, prof. Marcio Rêgo.

Chegaram ao depósito da SEMED carne bovina, carne moída, frango, coxinha da asa, arroz, óleo, cebola, leite, chocolate, farinha, flocão e alimentos da agricultura familiar (abóbora, melancia, alface, bananas, tomates, polpa de frutas) e vários outros que vão garantir os últimos 45 dias de aulas do ano letivo, sendo que a entrega dos produtos da agricultura familiar ocorre a cada quinze dias.

Caminhão descarregando alimentos no depósito da SEMED

Para manter a qualidade da merenda, a SEMED tem uma equipe de técnicos e nutricionistas que acompanham regularmente a cantina das escolas e fazem a reposição dos estoques, inclusive nas 26 escolas da zona rural.

“A gestão preza muito a alimentação escolar, manter a regularidade diariamente em todas as escolas de segunda a sexta. Pois uma alimentação de qualidade, nutritiva garante bom aprendizado para os alunos”, destacou o secretario municipal de Educação, prof. Márcio Rego.

O vereador professor Niltinho Pereira disse que “é importante que haja uma alimentação saudável para o desenvolvimento das crianças e adolescentes da rede municipal de ensino. Estamos satisfeitos, acompanhando e fiscalizando o recebimento ao lado dos colegas vereadores e parabenizamos ao prefeito e ao secretário, de modo que continuem mantendo uma alimentação de qualidade, que vai influir no rendimento desses alunos”, completou.

O vereador Tião Saraiva destacou a transparência da gestão. “Antes de acabar a merenda, já está chegando uma nova remessa. Conferimos os estoques e vimos que ainda havia alimentos no depósito. Então, a alimentação é um estimulo a mais para os alunos serem mais assíduos na escola. Parabéns ao secretário de educação e ao prefeito Dr. Erik que a cada dia se esforçam mais para que as coisas aconteçam”, enfatizou o vereador.

Dr. Erik Augusto, prefeito municipal de Balsas, ressaltou a importância dos vereadores como representantes do povo ao acompanharem todo o processo. “Os documentos e notas fiscais estão disponíveis, mas é importante conferir a qualidade e quantidade dos alimentos que estão sendo servidos para nossas crianças. A gente deu um salto muito grande na qualidade dos produtos. Todas as vezes que visitamos as escolas, os professores e alunos são unânimes em dizer que houve uma grande melhora. Mas a gente não se acomoda com isso, compramos uma câmara fria para armazenar os alimentos que, quando assumimos, tinham muita dificuldade para conservarem-se. Só hoje estamos recebendo entre carne bovina e frango cerca de 4 toneladas que ficarão armazenados para a distribuição. É prioridade em nossa gestão não deixar faltar merenda escolar, que é um compromisso nosso que será cumprido até o final do mandato”, finalizou.


Cultura, homenagens e aprovações de pautas da comunidade na sessão da Câmara

A Câmara Municipal de Vereadores de Balsas, realizou a 37ª sessão ordinária legislatura 2018, nesta segunda-feira, 05 de novembro de 2018, com apresentação de 27 indicações ao prefeito municipal, nas áreas de infraestrutura, saúde, turismo e educação. 1 requerimento.

Membros da família do homenageado Tiago Lira (Foto de Julimar Queiroz)

2 projetos de lei de autoria do executivo foram aprovados: Projeto de Lei nº 023/2018 GPREF – dispõe sobre a denominação de logradouro público. Autoria do executivo, atendendo a uma indicação do vereador, prof. Nelson Ferreira. “O projeto de lei que denomina a Rua 06 do bairro Nazaré que passa a denominar Rua Tiago Lira. Aprovado por unanimidade, com a presença da família na sessão. Tiago viveu nessa rua a maior parte de sua vida, foi um rapaz lutador, e acabou falecendo por afogamento no Rio Balsas na fazenda São Gregório no médio gerais de Balsas. A Rua 6 no bairro Nazaré até onde se encontra com a Rua 11 já seguindo para o bairro Bacaba”, destacou o vereador Nelson

Padre João

O Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, Padre João fez um convite para que no dia 01 de dezembro participar de um jantar da gratidão aos profissionais da limpeza da cidade.

Rio das Balsas e das Paixões

A escritora Alessandra Machado, apresentou na sessão da Câmara Municipal de Vereadores seu livro Rio das Balsas e das paixões. O primeiro livro no gênero Romance que tem como cenário a cidade de Balsas e escrito por uma balsense em 100 anos de história.

“Tive a honra de presidir na ausência justificada sso presidente Moisés Coelho, tivemos dois projetos aprovados e estamos aqui para fazer o papel de vereador como legítimos representantes do povo”, destacou a presidente em exercício, vereadora Isaura Ferreira.

Também foi aprovado o Projeto de Lei nº 026/2018 – GPREF – autoriza o poder executivo municipal a conceder por meio de Programa de Regularização Fiscal – REFIS,

1 projeto de lei de autoria do legislativo e 1 projeto de lei de autoria do executivo foram apresentados e enviados para as comissões especiais da Câmara, onde seguem tramite legal.


Câmara aprova projeto de lei que retira juros e multas por falta de alvará de empresas

Em sessão realizada nesta segunda-feira (05), a Câmara de Vereadores de Balsas aprovou o projeto de lei nº 026/2018 – de autoria do executivo municipal – autoriza a gestão a conceder por meio de Programa de Regularização Fiscal – REFIS, descontos para pagamento à vista ou parcelado da “Taxa de Licenciamento e Funcionamento – TLF.

O projeto foi apresentado com pedido de dispensa dos prazos regimentais e foi aprovado. O procurador geral do município, Dr. Higino Santos Neto, defendeu aprovação do projeto. Há um grande número de empresas na cidade que não emitiram alvará de funcionamento.

Dr. Higino Santos Neto, procurador geral do município

“O município de Balsas está regularizando os estabelecimentos que não possuem alvará de funcionamento. Nessa regularização, automaticamente quem não emitiu o alvará de funcionamento estão inadimplentes, incorrendo em multa e juros no período em que ficou sem o alvará. Preocupado com isso, o prefeito determinou que a procuradoria do município junto com a gestão de tributo, encaminhasse ao legislativo um projeto de lei que trata-se do REFIS de alvará de funcionamento, ou seja determina isenção dos juros e multas que foram acarretados por não cumprir a obrigatoriedade anual de emissão de alvará de funcionamento pela empresa. Por ocasião dessa situação a lei hora aprovada retira os juros e a multa aplicada referente aos 5 últimos anos ou tempo de atraso”, destacou Dr. Higino Santos Neto.

O Projeto de lei segue para ser sancionado pelo prefeito municipal. Uma vez sancionado o benefício poderá ser concedido as empresas que queiram regularizar-se.


Vereador disponibiliza curso de cabeleireiro para mulheres carentes da comunidade

Foi realizada, na tarde desta quinta-feira, 01 de novembro, na Escola Municipal Mariinha Rocha a aula inaugural de um curso de cabeleireiros para mulheres carentes da comunidade do bairro São Luís, Balsas (MA).

O curso está sendo organizado pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Moisés Coelho, em parceria com a Escola de Cabeleireiros Águia Dourada.

Segundo Esmerilza Soares, coordenadora do curso, as 25 aprendizes matriculadas terão um conteúdo com: chapinha, tratamento, colorimetria, selagem e tudo relacionado a cabelo.

“O curso terá duração de três meses com aulas teóricas todas as quartas-feiras e aulas práticas nos sábados em ações e projetos sociais, porque quanto mais elas praticarem, melhor será o aprimoramento dessas aprendizes. Elas treinarão, também, na escola Águia Dourada e, após essa fase, o projeto vai trazer outros cursos, como manicure, maquiagem, sobrancelha e o complemento de todo um salão de beleza”, destacou Esmerilza Soares.

Diretora da Escola Municipal Mariinha Rocha, Josélia de Oliveira Barros Martins contou que a sala do laboratório, uma área boa, climatizada, está sendo disponibilizada toda quarta-feira, pela manhã, para a realização deste curso.

“Somos gratos pela disponibilidade do vereador Moisés que tem sido um parceiro desta comunidade, tem ajudado muito e essa é mais uma prova. Agora, só depende de cada uma de vocês. Então, não faltem, se esforcem da melhor forma possível, pois esse será um aprendizado que poderá fazer a diferença para a vida inteira”, enfatizou Josélia.

O vereador Moisés Coelho, idealizador do projeto que visa levar qualificação profissional a comunidades carentes, disse que, inicialmente, a câmara tentou fazer uma parceria com o SENAC, mas acabou não sendo viável, devido às questões burocráticas.

“Como vereador, me preocupo com a falta de oportunidades para muitas pessoas das comunidades terem uma profissão. As mães, principalmente, precisam ter condições de ajudar na renda doméstica. Muitas que são solteiras poderão ter condições de ganhar o seu próprio dinheiro. Então, é a capacitação que permite que a pessoas possam conquistar o seu espaço, melhorar a sua renda e viver melhor. Para mim é uma grande satisfação, um prazer está trazendo esse curso de cabeleireiro, oportunizando a comunidade. Sou morador também do bairro São Luís e conheço as necessidades da maioria das pessoas dessa comunidade. Quero dizer a todas as mães inscritas que aproveitem da melhor forma possível o uso, pois Balsas é uma cidade que está crescendo e, nessa área, há sempre muitas oportunidades da pessoa ganhar o seu dinheiro”, comentou o vereador.

Confira fotos da aula inaugural – participantes trabalhando uma dinâmica de grupo: tema lute por seus sonhos


Com plenário lotado, Câmara de Vereadores de Balsas tem sessão concorrida

A 36ª sessão ordinária legislatura 2018 foi realizada nesta segunda-feira, 29 de outubro de 2018, com a presença de representantes de vários setores da sociedade, como acadêmicos do curso de Pedagogia da Unibalsas, moradores do povoado Aldeia, do empresário Marcos Carlos Pavelich, que, acompanhando da família, recebeu o título honorífico de cidadania balsense, e da Guarda Municipal.

Logo na abertura da sessão, foi canto os parabéns para a vice-presidente da Câmara, vereadora Isaura Ferreira, aniversariante do dia.

A vereadora Fransuíla Farias (PT) apresentou o Projeto de Lei nº 032/2018 CMB, que institui, no calendário oficial de eventos do município de Balsas / MA, a campanha “novembro azul” e dá outras providências.

“É um projeto direcionado a chamar atenção dos homens com relação ao câncer de próstata, para prevenir. Vamos fazer uma programação semelhante à realizada no outubro rosa, motivando a prevenção e o novembro azul”, destacou autora do projeto.

Participaram, também, da sessão moradores do povoado Aldeia, cuja indicação foi encabeçada pelo vereador Gilson da Bacaba (PRB) e assinada pela maioria dos vereadores, solicitando, ao prefeito municipal, que sejam pavimentadas as ruas principais do povoado Aldeia. A professora Maria da Conceição, moradora do povoado Aldeia, defendeu a indicação e falou sobre as necessidades dos moradores.

“Sugerimos que seja realizada uma audiência com o prefeito, com uma comissão dos moradores para vermos a questão da pavimentação asfáltica daquele povoado. Várias administrações já se passaram e o povo apenas na esperança. Estamos na expectativa de que o prefeito Dr. Erik Augusto irá atender essa demanda dos moradores. Os problemas lá são muitos: abastecimento de água, falta de segurança pública, a creche do povoado. A data será agendada pelo presidente da câmara municipal e que seja o quanto antes possível”,ressaltou o Vereador Gilson da Bacaba.

Os vereadores apresentaram e aprovaram 23 indicações ao prefeito municipal e aprovaram um projeto de lei de autoria do executivo e um de autoria do legislativo. 3 projetos de lei de autoria do executivo e um do legislativo foram encaminhados para as comissões especiais da Câmara.


Câmara encaminha para o executivo propostas de melhorias para a Guarda Municipal de Balsas

Representantes da Guarda Municipal estiveram em peso na sessão realizada nesta segunda-feira, 29 de outubro, na Câmara de Vereadores de Balsas. Eles se reuniram com os vereadores e apresentaram reivindicações para autarquia que foram transformadas em indicações da Câmara ao prefeito municipal, com destaque para duas indicações encabeçadas pelo vereador Alan da Marisol com apoio de todos os vereadores:

– Indica que seja encaminhada a esta casa legislativa um Projeto de Lei que aprove o decreto do código de conduta e o regulamento interno da Guarda Municipal de Balsas, com base nos termos da lei municipal nº 1026/2008 e da lei municipal nº 1163/2012;

– Indica que seja encaminhada a esta casa legislativa um projeto de lei que regularmente a corregedoria e crie a ouvidoria da Guarda Municipal e nomeie seus titulares, de acordo com os termos da lei federal nº 13022/2014 e da lei municipal nº 1245/2014.

Presidente da Câmara Municipal, Vereador Moisés Coelho e Silva Neto

O presidente da Câmara, vereador Moisés Coelho (PDT), em discurso, destacou a inauguração da Catedral de Balsas, ocorrida no sábado dia 27. Lembrou, também, do dia do servidor público comemorado domingo, dia 28 outubro, ao qual a Câmara de Vereadores prestou homenagem na última quinta-feira (25); bem como a visita da Guarda Municipal feita a Câmara

“Tivemos a comunidade do povoado Aldeia que veio fazer suas reivindicações e fizemos uma indicação com assinatura de todos os vereadores solicitando ao executivo que sejam atendidas as demandas dos moradores. Houve a presença da Guarda Municipal e fizemos uma indicação assinada pelos vereadores para viabilizar uma série de melhorias, dentre elas: a criação de um CNPJ da Guarda Municipal que vai viabilizar aquisição de instrumentos para melhorar o trabalho do órgão e que permitirá à instituição a possibilidade de receber recursos de emendas; a criação do regimento interno, de uma corregedoria. Esses são instrumentos que podem melhorar o trabalho desses profissionais”, destacou Moisés Coelho.


Câmara de Vereadores comemora o Dia do Servidor Público com festa em Balsas

No Brasil, o Dia do Servidor Público é comemorado em 28 de outubro, mas, devido ao segundo turno das eleições 2018, a Câmara de Vereadores de Balsas comemorou a festa de forma antecipada nesta quinta-feira (25) na Pousada Recanto do Pássaros.

O evento reuniu servidores, efetivos e comissionados, vereadores, seus familiares e amigos. Também se fizeram presentes o prefeito municipal Dr. Erik Augusto Costa e Silva, o vice-prefeito Celso Henrique Borgneth e alguns secretários municipais.

Presidente Moisés Coelho ao lado do prefeito Dr. Erik Augusto

Presidente da Câmara, vereador Moisés Coelho comentou: “Nós não poderíamos deixar de prestigiar o servidor público. Temos, nesta festa, a maioria dos servidores da Câmara de Balsas, os vereadores e outros, que estão fazendo uma bela confraternização. E, sem dúvida nenhuma, estes são o coração do poder legislativo municipal; são eles que fazem funcionar toda essa estrutura. Parabenizo à todos nesta data”.

Na programação, houve música ao vivo e um delicioso jantar foi servido. Os servidores da Câmara falaram da data, assim como também os vereadores Amaury Carneiro, Paulo Júnior, Allan da Marissol, Nelson Ferreira, Fernanda Zottis, Sgto. Lusivaldo Lira, Fransuíla Farias, Isaura Ferreira e Profº. Niltinho Pereira parabenizaram a todos os servidores municipais.

O prefeito Dr. Erik Augusto disse que, a convite dos vereadores, esteve participando da homenagem. “Os servidores são pessoas importantes no legislativo, parceiros da gestão municipal. Fiz questão de vir hoje aqui abraçar os vereadores e os funcionários da câmara que merecem todo nosso respeito pelo seu trabalho e dedicação ao município”, enfatizou.

O Dia do Servidor Público é comemorado anualmente em 28 de outubro, data em que o presidente Getúlio Vargas assinou, em 1939, o Decreto nº 1.713, que rege os direitos e deveres desse profissional.

Assista matéria completa em vídeo gravado pela equipe da TV Capital, afiliada à Rede TV canal 8.

<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/JDrq7WRMmq4″ frameborder=”0″ allow=”autoplay; encrypted-media” allowfullscreen></iframe>

Veja mais fotos


Deputado eleito, Márcio Honaiser visita secretarias de estado

Antes mesmo de assumir o mandato na Assembleia, Márcio Honaiser não perde tempo e já está visitando os colegas secretários de estado, acompanhando demandas e discutindo pautas importantes para 2019. Esta semana, Honaiser esteve com Marcelo Coelho, do Meio Ambiente, tratando do Parque Ambiental de São Domingos do Azeitão e com Jefferson Portela, da SSP, e o Conselho Estadual de Segurança Pública.

Márcio Honaiser e Marcelo Coelho, da SEMA. (Foto: Divulgação)

Sexto mais votado nas eleições, Honaiser teve mais de 56 mil votos, mais da metade deles do Sul do Maranhão, sua região de origem. “Como secretário de estado, já vínhamos atuando como representante não só do Sul como de vários municípios, e agora, como deputado estadual, a responsabilidade e o compromisso aumentam”, disse o novo deputado.


Balsenses realizam ações de apoio ao presidenciável Jair Bolsonaro

A sete dias do segundo turno das eleições, o movimentos Balsas Pelo o Brasil realizou um dia de manifestações e ações de campanha em prol de Jair Bolsonaro, candidato à Presidência da República pelo PSL.

Foram duas ações: a primeira na Feirinha do Dedé, localizada na Av. Contorno, às 8:30 da manhã e a segunda na Av. Litorânea, às 16:00. Os manifestantes carregaram faixas, bandeiras, vestiram camisas do candidato e nas cores verde e amarelo. Distribuíram e colaram adesivos nos veículos, entregaram panfletos, flores e adesivos rosas às mulheres presentes e que passavam na avenida em homenagem ao “Outubro Rosa”.

Adesivos e flores em homenagem ao Outubro Rosa

Ao todo, foram 2 mil adesivos do Bolsonaro, 2 mil panfletos da campanha, 500 adesivos do Outubro Rosa e 500 flores entregues.

“O povo está querendo mudança para um caminho melhor, que combata a corrupção e que traga esperança ao povo brasileiro. Todo o movimento Balsas Pelo Brasil é feito com recursos das próprias pessoas que fazem parte do mesmi, com cada um ajudando como pode. Todos que trabalham são voluntários, sem demagogia, respeitando adversários. Não paralisamos ruas, não fechamos rodovias, não promovemos quebra-quebra, não incendiamos pneus e nem invadimos estabelecimentos comercias, porque o nosso partido é o Brasil. E, além de fazer a nossa manifestação, nós recolhemos todo o lixo produzido, mantendo nossas ruas e a cidade limpas”, destacou José Carlos de Paula Oliveira, um dos líderes do Movimento Balsas pelo Brasil.

Edelmo Ramalho, presidente municipal do PSL, destacou que, em um dia de domingo à tarde, tantas pessoas na avenida litorânea é algo surpreendente. “Nós queremos agradecer a todos que vieram até aqui para essa manifestação a favor do Brasil, apoiando Bolsonaro para presidente, mostrando para o país que Balsas também quer essa mudança. Não adianta levantarem notícias falsas, acusações sem provas, o povo decidiu pela mudança. Chega de corrupção, chega de PT”, declarou.

Voluntário no cadastramento de fiscais e advogados que irão trabalhar nas sessões de Balsas no 2º turno das eleições 2018, Victor Bruno Carneiro da Silva disse: “estamos nos empenhando para desenvolver da melhor forma este trabalho. Já temos uma equipe de advogados voluntários que irão se reunir com os fiscais para orientar e estarão prontos também no dia da eleição para agir em caso de necessidade. Ainda estamos precisando completar o nosso número de fiscais. Precisamos de 180, sendo dois por sessão”.

O Movimento Balsas pelo Brasil terá uma vasta programação na semana que antecede a eleição. Terça feira (23), haverá uma reunião no CRB, às 19h; de quarta até sexta-feira, terá panfletagem e distribuição de adesivos em vários pontos da cidade de Balsas, como semáforos e outros pontos de grande circulação de veículos, sempre a partir das 17:30h; e, no sábado, 27, fechamento da campanha com a terceira mega carreata percorrendo os principais bairros da cidade.

Manifestações a favor candidatura do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) foram registradas em diversas cidades do país neste domingo (21). Os atos foram convocados pelas redes sociais por várias entidades.Confira fotos do movimento Balsas pelo Brasil


Prestação de contas de atuações parlamentares é tema na sessão da Câmara

A Câmara Municipal de Vereadores realizou a 35ª sessão ordinária legislatura 2018, nesta segunda-feira, 22 de outubro de 2018, com apresentação e aprovação de 19 indicações ao prefeito municipal de Balsas, nas áreas de infraestrutura, saúde e educação.

Destaque para apresentação do Projeto de lei complementar nº 09/2018 – autoria do Executivo Municipal – dispõe sobre a planta genérica de valores, altera dispositivos do Código Tributário Municipal de Balsas.

Vereador Sgto. Lusivaldo Lira na tribuna da Câmara

Os vereadores defenderam suas indicações na tribuna,com destaque para os vereadores Sgto. Lusivaldo Lira, Thalyta Lívia, Fernanda Zottis e Prof. Niltinho que estavam em viagem a capital do estado, São Luís e fizeram uma prestação de contas. Foram visitadas várias autoridades, como secretários de governo e deputados eleitos e/ou reeleitos, apresentando demandas do município, como solicitação a CEMAR em busca da continuidade do Programa Luz Para Todos.

“Visitamos secretaria como a educação: temos na zona rural alguns povoados que precisam de ter o ensino médio mais próximo, como o povoado Correio, e sobre a implantação da escola militar em Balsas, pedimos a construção do quartel do Corpo de Bombeiros, com o quartel teremos um aumento no efetivo, assim como equipamentos, ambulância, veículos de combate a incêndio para atender melhor a população de Balsas e toda a região”, destacou o vereador Sgto Lusivaldo Lira.

Vereador Prof. Niltinho na estrada do povoado Balsinha

O vereador Prof. Niltinho falou da vistoria que fez a estrada vicinal que liga Balsas a localidade Balsinha. São 30 km de estrada recuperada, trabalho bem feito e que a obra é uma reivindicação antiga dos moradores daquela região.

O presidente da câmara, vereador Moisés Coelho destacou os vários encontros com a comunidade em que participou nos últimos dias, como: visita a Secretaria de Infraestrutura, onde defendeu atenção a comunidades da zona rural. Reunião com os moradores da região do Cocalinho, discutindo várias assuntos referentes a comunidade em especial a recuperação da estrada. Reunião com o chefe de gabinete, Celso Henrique e moradores na região do Povoado Cocalinho.

“Essa reunião foi um encaminhamento do encontro com a comunidade na sexta-feira passada. Gostaria de agradecer o Celso que prontamente nos recebeu e deu resolução as solicitações”, destacou Moisés Coelho


Página 1 de 1012345...10...Última »
Themetf