Centenas de pessoas comparecem a triagem do mutirão da oftalmologia, em Balsas

Centenas de pessoas comparecem a triagem do mutirão da oftalmologia, em Balsas
Por

Centenas de pessoas compareceram, nesta quarta-feira (21), ao primeiro dia de atendimento para cadastro e triagem de pacientes para o mutirão de oftalmologia promovido pela Câmara Municipal de Vereadores em parceria com Organização Não Governamental (ONG) Associação Social de Prevenção Ocular (ASSPO).

Responsável pela parceria e organização do mutirão, o vereador Prof. Nelson Ferreira disse está feliz por ver a credibilidade da população. “Iremos fazer todo o possível para atender da melhor forma a todos que comparecerem. Não podemos permitir é que as pessoas fiquem sem atendimento. A Câmara está envolvida; o presidente Moisés Coelho colocou toda a estrutura da casa para atender da melhor forma. Não temos limite de atendimentos; ao encerrar o segundo dia de triagem, se tiver pessoas para serem atendidas, vamos atender”.

Jose Russo e Lovaine Rosa receberam as duas primeiras senhas

Jose Gonçalves de Oliveira, “José Russo”, 53 anos, residente no povoado Pendanga, pegou senha n°1 ao chegou às 3 horas da manhã. Ele, que tem pterígio, vai fazer consultar de vista pela primeira vez. “A visão está embaçando e a carne crescendo no olho. Eu não tenho como pagar uma consulta e cirurgia. Então, a Câmara está dando esta oportunidade para nós que precisamos”, disse.

Lovaine Rosa, 66 anos, que recebeu a senha nº 2, está com óculos vencido há cerca de 4 anos. “Tenho catarata nos olhos e enxergo pouco; já sinto dores, coceiras nas vista e a pouca condição não me permite fazer uma consulta nem comprar os óculos”.

Valdemar Soares dos Santos, 71 anos,

Morador do Residencial Veneza 1, Valdemar Soares dos Santos, 71 anos, pegou a senha nº 3. “Fiz uma consulta e o doutor cobrou R$ 4 mil para operar a minha vista; recebo salário mínimo e não tenho como pagar. Estou sendo bem atendido. Quero fazer a consulta e cirurgia que vai melhorar a minha vista”.

O vereador Moisés Coelho, presidente da Câmara Municipal, agradeceu o envolvimento dos vereadores no mutirão e lembrou que, durante todo o mandato, vêm realizando um trabalho intenso, visando aproximar a Câmara da população, de modo que possa acompanhar e participar das ações dos vereadores que têm ajudado muito nesse processo, como o mutirão da oftalmologia em parceria com a ONG.

Segundo Karine Thalyta, voluntária e coordenadora da ONG, na triagem é dado um pré-diagnóstico da patologia de cada paciente. É feita explicação do resultado e entrega da senha com dia e hora da consulta e/ou exames marcados. A ONG também está trabalhando uma parceria com um distribuidor que irá disponibilizar óculos a preços de fábrica com até 50% de descontos.

Paciente realizando a triagem

As consultas ocorrerão nos dias 01 e 02 de dezembro, sábado e domingo. A equipe composta por 4 oftalmologistas fará as consultas e exames de acuidade visual. O paciente consultará e poderá comprar seu óculos onde quiser. Nos casos em que o paciente precise de cirurgias, serão feitos os encaminhamentos junto a Secretaria de Saúde, para os casos de glaucoma e catarata. As pessoas que não conseguirem passar pela triagem poderão fazê-la no dia da consulta e serem


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Themetf